Loading...

PNL - Programação Neurolinguística

O QUE É PNL?


UMA FERRAMENTA DO CONHECIMENTO

A Programação Neurolingüística - PNL estuda a excelência humana e a arte de exercê-la. É um modelo de conhecimento com o qual se programa linguagem, gerencia emoções, se transforma o comportamento construindo um meio prático de tornar possíveis os resultados que se quer obter.

Baseada em padrões de excelência e na compreensão da maneira como pessoas bem sucedidas faziam o que e como o faziam, a PNL surgiu nos anos 70, em que Richard Bandler (matemático e terapeuta gestáltico) e John Grinder (PhD em lingüística, especialista em Comportamento Humano e Comunicação) criaram as técnicas básicas, de modo que pudéssemos a partir destas técnicas, adotarmos esses modelos e adaptá-los em nossas próprias vidas.

Com a PNL é possível criar mudança pessoal profunda, escolher, organizar nossos pensamentos e ações, e obter resultados efetivos porque ela nos ajuda a encontrar soluções utilizando nossos próprios recursos muitas vezes existentes apenas em potencial inconsciente, porque estão bloqueados por padrões de crenças antigas que já não nos servem mais.

Somente atingimos nossas metas pessoais e profissionais quando nos comunicamos eficazmente conosco (diálogo interno) e com os outros.
Isso pode ser conseguido quando se utiliza mais a capacidade mental aprendida e armazenada durante toda a vida, isto é, transformar padrões limitadores em possibilidades ou recursos que são re-estruturações de pensamentos, crenças, sensações, estados emocionais e comportamentos.

Como exemplos de padrões limitadores, podemos citar as dificuldades de aprendizagem, de comportamento verbal e não-verbal, de identificar e expressar emoções, os conflitos internos (ex.: quando a pessoa pensa "Por um lado quero falar em público, por outro tenho receio em me expor, de não conseguir agradar..."), conflitos externos (relacionamentos), comportamentos indesejados, sentimentos de incapacidade (por exemplo quando a pessoa fala "É difícil" ou "Não vou dar conta") e outros.

Segundo Richard Bandler, "A pessoa de sucesso é aquela que consegue acessar os melhores estados emocionais". Todos que dependem da qualidade de sua comunicação para viverem melhor, ou seja, o mundo inteiro, podem obter benefícios da PNL.

Aqui no Brasil, a PNL está presente no mundo acadêmico em São Paulo na Fundação Getúlio Vargas e FMU – Faculdade de Educação Física; na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Faculdade Decisão de Florianópolis, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) como matéria disciplinar optativa e em cursos de pós-graduação nas áreas de administração e educação física. É muito provável que esteja em outras instituições também, que ainda não temos conhecimento.

Para Richard Bandler, a PNL é: "O ESTUDO DA ESTRUTURA DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DO SER HUMANO E O QUE PODE SER FEITO COM ELA."

E O QUE SIGNIFICA?

Programação
- são padrões de comportamento, estratégias que utilizamos para atingir nossos resultados. São aprendizados que desenvolvemos durante experiências específicas da vida e que são acessados cada vez que vamos realizar algo determinado. Se nós aprendemos a abrir uma gaveta quando éramos crianças, não precisamos aprender novamente quando adultos. O aprendizado nesse caso continua sendo útil, no entanto nem sempre a programação existente é benéfica como é o caso dos bloqueios.

Neuro
- Elaboração do sistema nervoso em relação ao pensamento, emoções e ao corpo dentro da visão da neurologia.

Lingüística
– o modo como nos comunicamos:
- conosco, as afirmações que fazemos em voz alta a nosso respeito ou diálogo interno,
- com os outros: linguagem verbal e não-verbal. Ou seja, o que nós dizemos, como o dizemos e a influência daquilo que ouvimos.

A proposta da Programação Neurolingüística a partir de um estado de excelência, não é tornar a pessoa imune a fatos, experiências e sentimentos desagradáveis, mas sim auxiliá-la na resposta mais adequada a cada um desses momentos através dos recursos descobertos e assimilados durante o processo de compreensão profunda obtida na aplicação e no desenvolvimento das técnicas. O aprendizado acontece de forma gradual e diferenciada para cada um.

Agora, se todos estes recursos e descobertas vão permitir a essa pessoa alcançar as suas metas ou até mesmo os seus sonhos, vai depender dela, da sua capacidade de acreditar que pode fazer isso de forma integral, consciente e inconscientemente. E também da sua postura de estar aberta a novos aprendizados e se dar novas chances. Afinal, é como uma frase atribuída a Henry Ford: "Se você acha que pode fazer algo ou se você acha que não pode, em todo caso você está certo."

O que é possível afirmar é que quem conseguir fazer destes recursos um hábito, viverá com uma gama de emoções poderosas e isso vai refletir numa melhor qualidade de vida para ele e para aqueles que o cercam.

Um grande abraço!!!
Vera Venâncio

“A maior arma contra o estresse é nossa habilidade de escolher um pensamento ao invés de outro.” - William James


CURSO PRACTITIONER DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA - PNL

VEJA O PROGRAMA COMPLETO